Logotipo e link para a Universidade do Minho

Introdução à Informática
Lic. Ensino Físico-Química, 1º ano
2003/2004
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Forum | Equipa docente | Objectivos | Programa | Calendário | Bibliografia | Notas de apoio | Sumários | Avaliação

(2002/2003)

 

 departamento de informática

Avisos:

  1. Informação electrónica de apoio à disciplina: toda a informação relativa ao funcionamento desta disiplina será sempre disponibilizada apenas em formato electrónico, em 2 locais complementares: (i) na Web, no sítio desta disciplina, e cuja página de entrada, em 2003/04, está em gec.di.uminho.pt/lefq/ii0304/ ; e (ii) num Forum do correio electrónico da UM visível apenas por estudantes inscritos nesta disciplina, sendo este serviço disponibilizado pelo CIUM(23-Fev-03)

  2. Arranque do semestre: na 1ª aula (teórica), na quinta 26-Fev, será feita a apresentação do seu conteúdo e modo de funcionamento. A 1ª aula laboratorial da disciplina, na quinta 04-Mar, será dedicada à demonstração da utilização dos recursos electrónicos de apoio ao funcionamento da disciplina.(23-Fev-03)

  3. Funcionamento da disciplina na Web: esta página de entrada no sítio Web da disciplina contém informação que em princípio se manterá estável ao longo de todo o semestre, com excepção deste bloco de avisos; a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder. A informação que irá sendo actualizada ao longo do semestre, com periodicidade semanal, será a referente aos sumários e respectiva divulgação de notas de estudo e de guiões de trabalhos (junto com os sumários) (23-Fev-03)

 

Topo...


Forum da disciplina

Todas as pessoas que se inscrevem como estudantes nos Serviços Académicos da UM ficam automaticamente registados nos serviços electrónicos disponibilizados por esta Instituição, quer os relacionados com a Biblioteca e os serviços de Exames, como ainda os fornecidos directamente pelos Serviços Online do CIUM. Cada estudante recebe no acto da inscrição uma palavra de passe para acesso a esses serviços, em conjunto com uma identificação relacionada com o seu nº de estudante. Os principais serviços disponibilizados pelo CIUM e pertinentes ao funcionamento desta disciplina incluem o correio electrónico institucional (seguro) e o acesso a recursos computacionais e aos laboratórios de informática.

Um dos serviços associados ao correio electrónico é o serviço de Forum para apoio ao funcionamento das disciplinas (requer apenas que o docente o subscreva). Todos os estudantes inscritos numa dada disciplina, cujo professor tenha solicitado um Forum, estão automaticamente inscritos no Forum, e nele podem participar.    
Uma das grandes vantagens do Forum é a notificação automática - através de uma mensagem remetida a cada um dos seus membros - sempre que um docente coloca alguma informação numa das pastas do Forum da disciplina, que tenha sido configurada para esse efeito.

Para aceder ao Forum desta disciplina, cada estudante poderá simplesmente fazê-lo através da sua caixa de correio institucional, ou directamente a partir daqui

 

Topo...


Equipa docente

Alberto José Proença
email: aproenca@di.uminho.pt
Horário de atendimento:  Terça 15:00 - 18:00

António Joaquim Esteves
email: esteves@di.uminho.pt
Horário de atendimento:  Terça 15:00 - 17:00

 

Topo...


Objectivos

A disciplina de Introdução à Informática, leccionada no 1º ano da Lic. em Ensino de Físico-Química, possui um carácter de formação de base em tecnologias de informação e de comunicação (TIC), ilustrando ainda a relevância da computação científica enquanto tratamento numérico da informação.    
O principal objectivo desta disciplina é o de sensibilizar os futuros professores de Físico-Química para as potencialidades e limitações das TIC's, em 3 vertentes principais: enquanto cidadãos da sociedade de informação, enquanto cientistas e enquanto professores.

Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram os conceitos básicos relativos ao funcionamento dum computador (isolado ou em rede) e à programação de um computador, e competências na utilização de um computador enquanto instrumento científico (no tratamento numérico de dados experimentais e na visualização de resultados) e enquanto auxiliar pedagógico.

Mais concretamente, os principais objectivos desta disciplina são:

 

Topo...


Programa (proposto no início do ano e efectivamente leccionado)

Organização e estrutura de um computador e sua ligação em rede

Conceito de computador e de representação da informação no computador: texto, números, informação multimédia e comandos codificados para o processador. Formatos de arquivo de documentos. Sistemas de numeração e conversão de bases; representação binária de valores positivos e negativos. Representação binária de valores reais em vírgula flutuante; a norma IEEE 754.
Análise da arquitectura interna dum computador, com destaque para o processador, a organização da memória, o interface com os periféricos de I/O, e a conectividade em rede. Análise da execução programas num computador: níveis de abstracção, conversores de níveis, a execução de instruções no par processador-memória.
O papel do sistema operativo na gestão dos recursos computacionais - processador, memória, módulos de I/O, processos - e no interface com as aplicações e o utilizador.
Conceitos de comunicação de dados e de redes de computadores: dispositivos e equipamentos; redes locais e globais; protocolos e normas de comunicações, com destaque para a Internet.

Programação de computadores

Especificação de um problema e formulação de uma resolução estruturada.
Conceito de algoritmo num contexto imperativo: caracterização de dados - constantes, e variáveis escalares e estruturadas - e de estruturas de controlo - de decisão, de iteração e de invocação de sub-programas; interface humano-computador.
Codificação e teste de algoritmos de cálculo numérico usando uma HLL imperativa (Basic), e com utilização de funções matemáticas e gráficas pré-definidas.

Utilização do computador como instrumento científico e pedagógico

Utilização de uma folha de cálculo como instrumento de cálculo científico, nomeadamente na análise, tratamento e apresentação de dados numéricos experimentais (Excel).
Exploração de uma ferramenta didática orientada à visualização e animação de fenómenos físicos e químicos através de modelos matemáticos (Modellus).
Apresentação e comunicação de informação científica com recurso a ferramentas de apresentação electrónica (PowerPoint).

 

Topo...


Bibliografia

Informação diversa para apoio ao estudo desta disciplina está disponibilizada electronicamente, e também referenciada com os sumários.

 

Topo...

 


Avaliação

A Introdução à Informática está organizada em aulas teóricas (2*1h/sem) e em sessões teórico-práticas (2h/sem). A frequência às aulas teóricas não é obrigatória, mas é recomendada; a participação nas sessões teórico-práticas é obrigatória, existindo controlo de presenças; com mais de 1/3 de faltas o aluno poderá não ser admitido a exame.

As aulas teóricas são utilizadas para se transmitirem os conceitos necessários à compreensão do tema da disciplina. O material leccionado nestas aulas é encadeada, pelo que se torna indispensável o seu regular acompanhamento. A avaliação da capacidade de compreensão e utilização dos conceitos adquiridos é realizada através de exame final, o qual terá um peso não superior a 2/3 do total.

As sessões teórico-práticas têm por objectivo aplicar e/ou aprofundar conceitos adquiridos nas aulas teóricas, incluindo a utilização de técnicas e ferramentas informáticas na resolução de problemas numéricos. A avaliação da capacidade de utilização destas técnicas e ferramentas é preferencialmente realizada através de uma avaliação contínua e prática ao longo do semestre, com um peso não superior a 1/3 do total.
Esta avaliação contempla as vertentes de participação (opcional, até um máximo de 2 valores) e de resolução de problemas concretos em ambiente laboratorial (obrigatória).

Em resumo: a avaliação consiste em três componentes, agrupadas em obrigatórias e opcionais:

  1. Obrigatórias:
    1. Exame escrito (2/3 do peso das obrigatórias): a realizar nas épocas calendarizadas e de acordo com as normas do RIAPA. 
    2. Avaliação prática (1/3 do peso das obrigatórias): para avaliar a capacidade de resolução de problemas, em 2 fichas de avaliação durante o semestre.
  2. Opcional:
    1. Avaliação contínua (10% do total): função da assiduidade/participação nas sessões teórico-práticas, incluindo a resolução dos trabalhos para casa semanais e respectiva entrega dentro dos prazos definidos.

Cálculo da classificação final:

        Classificação_Final = Máx [ ( Obrigatórias ) , ( 0.9*Obrigatórias + 0.1*Opcional ) ]

 

Topo...


Direitos de Autor & Copyright

Esta publicação - incluindo a sua faculdade de impressão - e respectivos conteúdos - que poderão incluir reproduções parciais de obra(s) alheia(s) devidamente citadas, com a indicação do autor, título da obra, editor ou outra fonte - destinam-se exclusivamente aos alunos da disciplina de Introdução à Informática, da Lic. Ensino de Física e Química, da Universidade do Minho, para uso pessoal e fins de aprendizagem electrónica (e-learning) e não revestem qualquer finalidade lucrativa ou comercial.
Qualquer outra reprodução, total ou parcial, desta obra, por qualquer suporte, modo ou processo, nomeadamente processo electrónico, mecânico ou fotográfico, incluindo fotocópia, a modificação da obra, a sua comunicação pública, a sua distribuição através de aluguer ou comodato, sem qualquer autorização escrita do autor, é ilícita e passível de procedimento judicial contra o infractor.

Topo...

 


Página mantida por aproenca@di.uminho.pt
Ultima Modificação: 24 Jan 2006