Logotipo e link para a Universidade do Minho

Introdução à Informática
Lic. Ensino Físico-Química, 1º ano
2002/2003
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Forum da disciplina | Equipa docente | Objectivos | Programa | Bibliografia | Notas de apoio | Sumários | Avaliação

(2001/2002)

 

 departamento de informática

Avisos:

  1. Nova data para a Ficha de Avaliação 1: a data para a sua resolução foi alterada para quinta 10-Abr-03, e a ser resolvida na aula teórica; prevê-se uma hora para a sua resolução, sendo o grau de dificuldade inferior ao dos TPC's 1 e 2. (20-Mar-03)

  2. Arranque do semestre: esta disciplina é leccionada em 2002/03 por uma nova equipa docente, com metodologias de aprendizagem/ avaliação e conteúdos novos. Na 1ª aula, na terça 25-Fev, será feita a apresentação do seu conteúdo e modo de funcionamento. (23-Fev-03)

  3. Informação electrónica de apoio à disciplina: toda a informação relativa ao funcionamento desta disiplina será sempre disponibilizada apenas em formato electrónico, em 2 locais complementares: (i) na Web, no sítio desta disciplina, e cuja página de entrada, em 2002/03, está em gec.di.uminho.pt/lefq/ii0203/ ; e (ii) num Forum do correio electrónico da UM, visível apenas por estudantes inscritos nesta disciplina, disponibilizado pelo CIUM. A 1ª aula laboratorial da disciplina, na quinta 27-Fev, será dedicada à demonstração da utilização destes recursos. (23-Fev-03)

  4. Funcionamento desta página: esta página contém informação que em princípio se manterá estável ao longo de todo o semestre, com excepção deste bloco de avisos; a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder. A informação que irá sendo actualizada ao longo do semestre, com periodicidade semanal, será a referente aos sumários e respectiva divulgação de notas de estudo e de guiões de trabalhos (junto com os sumários) (23-Fev-03)

 

Topo...


Forum da disciplina

Todas as pessoas que se inscrevem como estudantes nos Serviços Académicos da UM ficam automaticamente registados nos serviços electrónicos disponibilizados por esta Instituição, quer os relacionados com a Biblioteca e os serviços de Exames, como ainda os fornecidos directamente pelo CIUM. Cada estudante recebe no acto da inscrição uma palavra de passe para acesso a esses serviços, em conjunto com uma identificação relacionada com o seu nº de estudante. Os principais serviços disponibilizados pelo CIUM incluem o correio electrónico institucional (seguro) e o acesso a recursos computacionais e aos laboratórios de informática.

Um dos serviços associados ao correio electrónico é o serviço de Forum para apoio ao funcionamento das disciplinas (requer apenas que o docente o subscreva). Todos os estudantes inscritos numa dada disciplina, cujo professor tenha solicitado um Forum, estão automaticamente inscritos no Forum, e nele podem participar (numa fase inicial essa participação é passiva, i.e., apenas podem consultar a informação nela disponibilizada, não podendo ainda contribuir com mensagens). Uma das grandes vantagens do Forum é a notificação automática - através de uma mensagem remetida a cada um dos seus membros - sempre que o docente coloca informação numa das pastas do Forum da disciplina.

Para aceder ao Forum desta disciplina, cada estudante poderá simplesmente fazê-lo através da sua caixa de correio, ou directamente a partir daqui

 

Topo...


Equipa docente

Alberto José Proença
email: aproenca@di.uminho.pt
Horário de atendimento:  Terça 15:00 - 18:00 ; Quarta 09:00 - 11:00

António Joaquim Esteves
email: esteves@di.uminho.pt
Horário de atendimento:  Terça 15:00 - 17:00

 

Topo...


Objectivos

A disciplina de Introdução à Informática, leccionada no 1º ano da Lic. em Ensino de Físico-Química, possui um carácter de formação de base nas tecnologias de informação e de comunicação (TIC). O principal objectivo desta disciplina é o de sensibilizar os estudantes para as potencialidades e limitações das TIC's, em 3 vertentes principais: enquanto cidadãos, enquanto professores e enquanto cientistas (i.e., pessoas dedicadas à ciência).

Pretende-se assim com esta disciplina que os alunos adquiram os conceitos básicos relativos ao funcionamento dum computador - quer isolado, quer integrado em rede - complementados com uma análise de algumas funcionalidades no exercício futuro da sua profissão - a de professores - e com a utilização consciente das TIC's no apoio ao cálculo científico.

Mais concretamente, os principais objectivos desta disciplina são:

 

Topo...


Programa (proposto no início do ano e efectivamente leccionado)

Organização e estrutura de um computador e sua ligação em rede

Conceito de computador e de representação da informação no computador: texto, números, informação multimédia e comandos codificados para o processador.
Sistemas de numeração e conversão de bases; representação binária de valores positivos e negativos. Representação binária de valores reais em vírgula flutuante; a norma IEEE 754.
Análise da estrutura interna dum computador, com destaque para o processador, a organização da memória, o interface com os periféricos de I/O, e a conectividade em rede. Análise da execução de instruções num computador.
O papel do sistema operativo na gestão dos recursos computacionais - processador, memória, módulos de I/O, processos - e no interface com as aplicações e o utilizador.
Conceitos de comunicação de dados e de redes de computadores: o modem nas ligações ponto-a-ponto, as redes locais e globais de computação, e a arquitectura de protocolos usada na Internet.

Ferramentas de produtividade orientadas ao professor

Caracterização dos processos de criação, processamento, arquivo de documentos electrónicos.
Mecanismos de pesquisa de informação e de materiais pedagógicos na Web.
A divulgação pública de informação em formato electrónico, com destaque para a preparação e apresentação de slides (PowerPoint) e de conteúdos na Web.

Ferramentas informáticas no estudo de fenómenos físicos e químicos

Utilização da folha de cálculo como instrumento de cálculo científico, nomeadamente na análise estatística e no tratamento de dados numéricos (Excel).
Exploração de uma ferramenta didática orientada à representação de fenómenos físicos e químicos através de modelos matemáticos (Modellus). Análise de problemas concretos e respectiva simulação experimental e visualização animada de resultados.
Introdução ao conceito de algoritmo e noções básicas de programação imperativa de computadores, nomeadamente a organização dos dados e as estruturas de controlo.

 

Topo...


Bibliografia

Informação diversa para apoio ao estudo desta disciplina está disponibilizada electronicamente, e também referenciada com os sumários.

 

Topo...

 


Avaliação

A Introdução à Informática está organizada em aulas teóricas (2*1h/sem) e em sessões teórico-práticas (2h/sem). A frequência às aulas teóricas não é obrigatória, mas é recomendada; a participação nas sessões teórico-práticas é obrigatória, existindo controlo de presenças; com mais de 1/3 de faltas o aluno poderá não ser admitido a exame.

A avaliação consiste em três componentes:

  1. Avaliação contínua (3 valores): função da assiduidade/participação nas sessões teórico-práticas, incluindo a resolução dos trabalhos para casa semanais e respectiva entrega dentro dos prazos definidos;
  2. Avaliação prática (3 valores): para avaliar a capacidade de resolução de problemas em 2 fichas de avaliação e na apresentação de 1 trabalho, durante o semestre;
  3. Exame escrito (14 valores): a realizar nas épocas normais e de acordo com as normas do RIAPA. 

Os inscritos com estatuto de trabalhador-estudante - ou outros impossibilitados de frequentar as sessões teórico-práticas, devidamente justificados - poderão substituir a componente de avaliação contínua por outra alternativa equivalente, desde que dêem conhecimento da sua intenção até ao fim da 3ª semana de aulas, e a justificação seja aceite. 

 

Topo...


Direitos de Autor & Copyright

Esta publicação - incluindo a sua faculdade de impressão - e respectivos conteúdos - que poderão incluir reproduções parciais de obra(s) alheia(s) devidamente citadas, com a indicação do autor, título da obra, editor ou outra fonte - destinam-se exclusivamente aos alunos da disciplina de Introdução à Informática, da Lic. Ensino de Física e Química, da Universidade do Minho, para uso pessoal e fins de aprendizagem electrónica (e-learning) e não revestem qualquer finalidade lucrativa ou comercial.
Qualquer outra reprodução, total ou parcial, desta obra, por qualquer suporte, modo ou processo, nomeadamente processo electrónico, mecânico ou fotográfico, incluindo fotocópia, a modificação da obra, a sua comunicação pública, a sua distribuição através de aluguer ou comodato, sem qualquer autorização escrita do autor, é ilícita e passível de procedimento judicial contra o infractor.

Topo...

 


Página mantida por aproenca@di.uminho.pt
Ultima Modificação: 24 Jan 2006